Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese

Rating: 2.9/5 (15153 votos)




Grupo ByJet

Toner Impressora

Montagem de site

Email Marketing.


Regra de Frescobol
Regra de Frescobol

 

 

 

      

FRESCOBOL

O Frescobol é praticado por uma equipe de dois ou três atletas durante um tempo determinado, caracterizando uma dupla ou trinca respectivamente, o qual utiliza uma bola de borracha e raquetes de madeira, fibra ou similar, próprias para o esporte. No Frescobol não se joga um atleta contra outro.

REGRAS DO FRESCOBOL

O Jogo a avaliação dos juízes começa a partir do 1º toque de bola. Os juízes darão nota a cada sequência jogada. A sequência será quebrada quando a bola tocar o solo ou o corpo de um dos atletas. Cada sequência será dividida nos itens: Ataque; Defesa; Velocidade. Cada item terá suas respectivas notas

REGRAS OFICIAIS DO FRESCOBOL

ESTILO DE JOGO DE FRESCOBOL

São dois os estilos de Frescobol mais comuns no Brasil 1 - CARIOQUINHA Estilo praticado a uma distancia máxima de 6 metros, tendo como características, o controle diagonal de bola e a velocidade 2 - CLÁSSICO Estilo praticado a uma distancia de 6 a 9 metros.

FORMAS DE APRESENTAÇÃO DO FRESCOBOL

Existem duas formas de apresentação de uma partida de Frescobol. 1 – DUPLA Praticada por dois atletas, um em cada extremidade da Zona de Jogo. 2 – TRINCA Praticada por três atletas, um como pivô em uma das extremidades, e dois na outra extremidade da Zona de Jogo. Durante a apresentação, serão avaliados todas as jogadas de ataque, defesa e habilidade.

EQUIPAMENTOS

A raquete de Frescobol deverá ser de madeira, fibra, ou similar, podendo ser oca ou maciça. Deverá ter dimensões máximas de 50cm de comprimento, incluindo o cabo, por 25cm de largura. O peso da mesma depende de cada atleta, na média fica em 275/310 grs.

EQUIPE DE FRESCOBOL

A COMPOSIÇÃO ( DUPLA OU TRINCA ) A COMPOSIÇÃO é formada pôr dois atletas para disputa de duplas e de três atletas para disputa de trincas Somente os jogadores inscritos na súmula podem participar do jogo Nas competições oficiais é permitida a participação do treinador.

A QUADRA OU CANCHA DE APRESENTAÇÃO

DIMENSÕES A quadra ou cancha é formada pela Zona de Jogo (delimitada pelos Piquetes Sinalizadores ), pela Zona Proibida, e pela Zona de Recuperação ou Salvamento. A quadra deverá ser retangular, plana, com as dimensões máximas de 26m X 16m.

JOGO FRESCOBOL

HISTÓRICO Desde a década de 80, há torneios e campeonatos de frescobol e os julgamentos eram efetuados pelas regras a seguir: 5 min. de apresentação em caso de duplas, e 6 min. em caso de trinca Todas as seqüências eram pontuadas pelo juiz, recebendo notas de ataque, defesa salvamento e habilidade.

FORMA DE APURAÇÃO

A equipe terá um período de 5 ( cinco ) minutos ( 300 segundos ) para se apresentar, tais 05 minutos serão de jogo efetivo, a cada término de cada sequência o cronometro será parado, com direito a 01 ( um ) minuto de intervalo (descanso) Na Ficha de Avaliação – “Bola em Jogo”.

Toda e qualquer ação contrária às regras, é considerada “INFRAÇÃO”. Bem como todo ato, ação e conduta que venha a constranger ou agredir os companheiros, os árbitros, os organizadores ou o público. Cabe ao Árbitro Central, ouvido os demais Árbitros, julgar as Infrações e determinar as de vidas penalidades.

JOGADAS ESPECIAS

Algumas jogadas valorizam muito o jogo de frescobol  tornando um jogo muito atraente e vistoso, além de ajudar muito na pontuação. Tais jogadas de destaque são: BACK-REND, MARTELO, GACHO, E COLHER.


WWW.G-FIG..COM   indique este site para um amigo.